Assembleia da Caixa dia 22/04! Participe!

CEE define calendário de luta na Caixa Federal

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Federal (CEE), formada por dirigentes sindicais, definiu o calendário de luta deste mês de abril, durante reunião realizada no último dia 12. A mobilização será em defesa do pagamento correto da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), da vacina contra a Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública.

A Caixa Federal não pagou a PLR em conformidade ao  Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) identificou que a Caixa Federal creditou a PLR Social com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%.

Durante a mobilização, serão denunciadas as graves consequências que as devoluções dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD) vão causar à Caixa Federal. A intenção do presidente do banco, Pedro Guimarães, é devolver os recursos com a venda de subsidiárias ainda neste ano. A Caixa Federal já devolveu R$ 11,35 bilhões de um total de R$ 40 bilhões. Vale lembrar que IHCD não tem data de vencimento, portanto, a direção do banco púbico não tem a obrigação de antecipar a devolução destes recursos.

Opinião

Para o  representante da Federação dos Bancários de SP e MS na CEE Caixa, Carlos Augusto Silva (Pipoca), “o governo federal mantém sua estratégia de fatiar a Caixa, criando subsidiárias e colocando o patrimônio público à venda. Paralelamente,  a direção do banco abre mão de importantes recursos aportados pelo Tesouro na forma de IHCDs justamente no momento em que a sociedade mais precisa de socorro financeiro”.

O representante destaca ainda que “nunca é demais lembrar que os serviços bancários são essenciais  e, portanto, é preciso incluir os empregados no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19, pois no mês de maio serão retomados os pagamentos do Auxílio Emergencial”. Pipoca conclui afirmando que “os entreguistas estão tentando avançar e nos atacam a todo momento. Vamos nos mobilizar e, coletivamente, defender a Caixa 100% pública e a serviço do povo brasileiro”.

Calendário de luta

Plenária: entre os dias 19 a 21 de abril

Assembleia: dia 22 de abril

Fonte: Feeb-SP/MS

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir