Comando Nacional dos Bancários discute retorno ao trabalho com Fenaban

Categoria manifestou preocupação por volta precipitada ao trabalho presencial e discutiu protocolo de segurança

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) discutiram nesta sexta-feira (13) sobre o processo de retorno da categoria ao trabalho presencial. A preocupação do Comando é com a pandemia, que ainda está causando média diária de mil mortes diárias. Foi apresentada aos representantes dos bancos a preocupação com uma precipitação na volta ao trabalho presencial e com a necessidade de qualquer processo de retorno ser anteriormente negociado.

“O foco é a Saúde do trabalhador. Não podemos nos esquecer que o país passa dos 560 mil mortos e muitos deles inclusive companheiros de luta sindical. Ainda vivemos um momento alerta e a cautela é necessária, tendo em vista as variantes presentes que surgem a cada dia”, diz Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Especialistas recomendam que qualquer medida de relaxamento no isolamento social somente seja adotada quando pelo menos 70% da população estiver completamente vacinada. Até a tarde desta sexta-feira (13), somente 22,8% da população brasileira tinha recebido a vacinação completa.

Protocolo

A preocupação com a proteção de quem já está em trabalho presencial também foi discutida. Desde o início do ano, o Comando e a Fenaban discutem a padronização das medidas de segurança nos locais de trabalho. Os bancos apresentaram uma proposta de protocolo que foi analisada pelo Comando, que acrescentou alguns pontos. A Fenaban ficou de responder às propostas de mudanças para definir um protocolo único para todos os bancos.

Fonte: Feeb SP/MS