Lucro do Itaú chega a R$ 6,9 bi no 1º trimestre de 2019

Rentabilidade do banco foi de 23,6%, a maior entre os três maiores bancos privados do país

O banco Itaú obteve um Lucro Líquido Recorrente de R$ 6,9 bilhões no 1º trimestre de 2019, crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2018 e de 6,2% no trimestre. De acordo com o banco, o crescimento da margem financeira com clientes foi o principal destaque positivo, devido crescimento das carteiras de pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas. A rentabilidade (retorno recorrente sobre o Patrimônio Líquido médio anualizado – ROE) do Itaú cresceu 1,4 pontos percentuais, ficando em 23,6%. A maior entre os três maiores bancos privados do país. A rentabilidade do Santanderno mesmo período foi de 21,9% e a do Bradesco de 20,5%.

Para o dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves, o banco trabalha de olho na aprovação da reforma da Previdência. “Com a aprovação da reforma o banco vai ganhar e aumentar ainda mais seus lucros”, disse.

holding encerrou o 1º trimestre de 2019 com 86.204 empregados no país, com abertura de 361 novos postos de trabalho em doze meses, porém, foram fechados 597 postos no último trimestre do ano. Outro ponto negativo foi o fechamento de agências. Foram 60 agências fechadas no período.

“Com o fechamento de agências e a aposta no modelo digital o banco entrega o que seus acionistas mais cobram, menos custos e mais dividendos. Sem contar com a atuação no grande mercado de cartão de crédito e das maquininhas, aproveitando a crise para crescer em credito pessoal e ajudar a ampliar ainda mais no endividamento do povo, com um spread na lua”, completou o dirigente da Contraf-CUT.

O fechamento de agências será uma das questões a serem tratadas na reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú com o banco, na próxima terça-feira (7).

Veja abaixo a tabela resumo do balanço ou, se preferir, leia a íntegra da análise do balanço do Itaú no 1º trimestre de 2019, ambas elaboradas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Tabela resumo do balanço do Itaú do 1º trimestre de 2019

Fonte: Contraf-CUT

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Dia 22 de julho de 2020.

HORÁRIO: 19:00 HORAS

CAMPANHA SALARIAL – 2020

– Ordem do dia:

> 1) Autorizar a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenção Coletiva sobre Participação dos Empregados nos Lucros e/ou Resultados dos Bancos, Convenção Coletiva de Trabalho sobre Relações Sindicais e Acordos Coletivos de Trabalho aditivos à CCT e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto;

> 2) Deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta da Pauta de Reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro, definidas na 22ª Conferência Nacional dos Bancários que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada;

> 3)  Outros assuntos de interesse da categoria profissional.

LOCAL: SEDE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS

Avenida Antonio Marques da Silva, 2245 – Jardim Morada do Sol – Presidente Venceslau-SP