Lucro do Itaú cresce 34,7% no terceiro trimestre, para R$ 6,8 bilhões

Carteira de crédito atingiu R$ 962,3 bilhões no final de setembro, um crescimento de 13,6% em bases anuais
O Itaú Unibanco registrou lucro líquido gerencial de R$ 6,779 bilhões no terceiro trimestre de 2021, o que corresponde a um crescimento de 34,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, e de 3,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

No acumulado de 2021, até setembro, o lucro do banco foi de R$ 19,72 bilhões, alta de 50% ante igual período de 2020.

Entre os fatores que mais influenciaram os resultados, o banco aponta o crescimento da margem financeira com clientes, impulsionado pela carteira de crédito; a redução no custo de crédito; e o aumento das receitas associadas a prestação de serviços, devido ao gradativo retorno da atividade econômica e pelas iniciativas de natureza comercial.

A carteira de crédito do Itaú atingiu R$ 962,3 bilhões no final de setembro, um crescimento de 13,6% em bases anuais, e de 5,9% ante junho.

O avanço reflete o desempenho das carteiras de crédito de pessoas físicas e de micro, pequenas e médias empresas, que avançaram 27,8% e 19,4%, respectivamente, em bases anuais.

Na carteira de pessoas físicas, o aumento está relacionado aos volumes de linhas associados a crédito garantido, como imobiliário (54,2%) e financiamento de veículos (30,8%), na comparação com o mesmo período de 2020.

O banco manteve inalterada sua projeção de uma expansão entre 8,5% e 11,5% da carteira de crédito total em 2021.

O ROE (retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado) foi de 19,7%, alta de quatro pontos percentuais ante setembro de 2020, e de 0,8 ponto em comparação com junho passado.

As receitas de prestação de serviços somaram R$ 10,07 bilhões no período, evolução de 6,4% na comparação anual, e de 0,8% na trimestral.

O banco destaca também no balanço o crescimento das receitas de serviços e seguros, de 4,3% no ano contra ano, e de 2,1% na margem, para R$ 11,57 bilhões, impulsionadas pelo aumento de negócios do banco de investimentos em ofertas públicas, expansão das receitas com cartão de crédito e débito e maiores ganhos com taxa de performance em administração de fundos.

Ao contrário de 2020, os resultados divulgados nesta quarta-feira não consideram a contribuição da operação da XP Inc, companhia cuja participação no capital foi segregada da linha de negócio do Itaú Unibanco em 31 de maio de 2021.

“Nossa agenda prioritária de transformação cultural e digitalização vem mostrando avanços importantes. A melhora do NPS do nosso Super App, o contínuo crescimento dos canais digitais no relacionamento com os nossos clientes e o forte crescimento do iti [banco digital lançado pelo Itaú em 2019, que alcançou 10 milhões de clientes no trimestre] são exemplos concretos dessa transformação. Ainda há muito trabalho pela frente, mas esses indicadores são bastante animadores, pois comprovam que estamos no caminho certo para construirmos, junto dos nossos clientes, o banco do futuro”, disse Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco, em comunicado.

Já a taxa de inadimplência de 90 dias encerrou o último trimestre em 2,6%, ante 2,2% há um ano, e 2,3% no segundo trimestre de 2021.

As despesas de provisão para créditos de liquidação duvidosa atingiram R$ 5,526 bilhões em setembro, uma queda de 12,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas uma alta de 14,3% ante junho de 2021.

RAIO-X | ITAÚ UNIBANCO

• Fundação 2008, ano de fusão do Banco Itaú e do Unibanco
  • Lucro líquido no 3º trimestre de 2021 R$ 6,779 bilhões
  • Agências 4.319