Sindicatos filiados à Feeb SP/MS realizam mobilização contra terceirização no Santander

Sindicatos fecham parcialmente agências em protesto contra terceirizações e enfrentam truculência policial durante manifestação pacífica

Nesta quinta-feira (22), os Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizaram diversas mobilizações em suas bases regionais como parte da Campanha Nacional. Os atos incluíram o fechamento parcial de agências em protesto contra as terceirizações. Durante as atividades, dirigentes sindicais dialogaram com bancários e a população sobre as reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O objetivo foi pressionar o banco e promover uma mobilização em defesa dos direitos dos bancários. De acordo com um balanço divulgado em março deste ano, dos 54 mil funcionários atuais do conglomerado espanhol, quase 26 mil são bancários.

A luta contra a precarização do trabalho foi destacada pela representação sindical. “O que vemos são bancários exercendo suas funções, porém sem os mesmos direitos assegurados em nossa CLT”, afirmou Ana Stela Alves de Lima, representante da Feeb SP/MS na COE (Comissão de Organização dos Empregados) Santander.

Repúdio

Apesar de as mobilizações terem ocorrido de forma pacífica, em São Paulo, durante o protesto em frente ao prédio Radar Santander, bancários enfrentaram a truculência policial. Mesmo exercendo seu direito de manifestação, foram covardemente agredidos, inclusive mulheres e idosos presentes.

A Feeb SP/MS, junto com seus sindicatos filiados, solidariza-se com os trabalhadores e repudia veementemente a atitude do banco Santander em acionar a polícia, assim como a conduta da Polícia, que, custeada por recursos públicos, utilizou de sua autoridade para reprimir uma manifestação legítima e legal.